Blog Conference 5 dicas para melhorar a comunicação com a audiência dos seus eventos

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5 dicas para melhorar a comunicação com a audiência dos seus eventos

Neste artigo gostaríamos de partilhar consigo algumas formas de melhorar a comunicação dos seus eventos. Como se costuma dizer, quem não aparece, esquece, e é por isso fundamental definir uma estratégia eficaz de comunicação.

1. Faça campanhas de e-mail marketing (de forma responsável)

Se já tiver uma lista de contactos, quer sejam potenciais clientes, clientes ou pessoas que estejam de alguma forma ligadas à sua empresa e que possam ver o seu evento como uma mais valia, tente comunicar com elas, mas de forma inteligente.

Não faça o envio em massa de informações para quem nada tenha a ver com o tema do seu evento, isso só irá afastá-las da sua marca. Tente segmentar muito bem a sua lista, e crie conteúdos de valor para enviar sem esquecer de analisar em detalhe todos os resultados.

2. Explore todas as possibilidades das redes sociais

Hoje em dia, mesmo não querendo, temos de estar onde os nossos clientes estão, já não há volta a dar a isso. É por isso fundamental marcar presença nas principais redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, por exemplo. Cada uma dessas redes, têm um determinado público-alvo que responde de forma diferente a um conjunto de acções que por lá sejam feitas.

No Facebook, pode criar eventos, por exemplo. Isso é uma excelente forma de comunicar todas as informações necessárias relativas ao seu evento, junto de um público que está receptivo a esse tipo de comunicações. Crie conteúdos relacionados com os temas que irão ser abordados no seu evento, partilhe os bastidores, as pessoas gostam sempre de conhecer quem está por detrás do "pano".

As chamadas stories são óptimas para partilhar pequenos acontecimentos que permitam às pessoas lembrarem-se de si e do seu evento.

Pode também recorrer às mensagens directas para aferir o interesse de algumas pessoas como por exemplo na rede profissional LinkedIn. É uma rede onde pode pesquisar mais em detalhe certos cargos e áreas de negócio, e dessa forma, identificar univocamente quem possa ter interesse em vir ao seu evento. Acima de tudo, esteja presente de forma activa, antes, durante e depois do evento.

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3. Sempre que possível, invista em acções presenciais

As pessoas não existem apenas nas redes sociais, elas também se deslocam fisicamente. Tente por isso descobrir os presumíveis locais que a sua audiência poderá frequentar habitualmente, e marque presença nesses mesmos locais. Um contacto directo e uma troca de impressões em pessoa podem fazer toda a diferença.

Crie alguns materiais para entregar e que sirva de lembrete do seu evento, ou ofereça algo como um café para criar empatia com as pessoas e iniciar a conversa. É importante que defina uma estratégia para cada acção presencial.

Pode, por exemplo, aferir o interesse nos temas que vão ser abordados, ou a data e local do evento.

4. Use o SMS marketing

Dado o elevado número de pessoas que leem uma mensagem de SMS poucos segundos depois de ter sido enviada, este canal revela-se muito eficiente, desde que usado de forma estratégica. Ninguém gosta de receber mensagens de gente desconhecida ou sem a possibilidade de fazer o opt-out (remover o seu número da lista).

Por isso, seja conciso na sua mensagem e faça uso do Smart SMS para incluir um link na própria mensagem. Dessa forma, poderá redireccionar as pessoas directamente para a página do seu evento onde poderão obter mais informações, e quem sabe, fazerem a sua inscrição.

5. Use o feedback e sugestões dos participantes de forma eficaz

Se não souber qual a opinião dos participantes do seu evento, como é que vai definir a estratégia do próximo? Tal como numa série televisiva que acabamos de ver e gostar muito, ficamos sempre ansiosos pela próxima temporada. Mas todos nós sabemos que vamos querer uma temporada ainda melhor, nunca igual ou pior, certo? Pois bem, nos eventos é exactamente a mesma coisa.

A expectativa que se cria numa próxima edição, faz com que tenhamos de saber muito bem tudo aquilo que as pessoas gostaram e tudo aquilo que acharam que podia ser melhorado. Mas se não falar com ninguém, como é que vai saber isso?

A solução é muito simples, chama-se izigo Conference - https://www.izigo.pt/conference - é uma solução que permite aos participantes do seu evento poderem avaliar as sessões e o evento em si. Isso não só permite saber ao detalhe quais os temas e os oradores que foram muito bem recebidos, e todos os aspectos do seu evento que as pessoas mais gostaram, ou os aspectos que podem ser melhorados.

Quando estiver a planear o seu próximo evento, tenha em conta estas dicas para não correr o risco de ser mais um evento e poder assim alcançar o sucesso.

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A importância dos eventos empresariais - Entrevista com Myrna Lopes

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Escrito por Patrick Sardinha

Formado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tem como grande paixão desenvolver soluções online que facilitem a vida das pessoas no seu dia-a-dia. Quando não está a pensar no seu próximo projecto, dedica o seu tempo à família, a ver programas relacionados com automóveis e desporto, e ao BTT.

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