Blog Conference A importância dos eventos empresariais - Entrevista com Myrna Lopes

post-image

A importância dos eventos empresariais - Entrevista com Myrna Lopes

O encontro é, sem dúvida, um dos maiores benefícios de um evento empresarial. Ninguém sai de casa ou muda a rotina para ir a um evento se não existir a expectativa de um encontro que trará conhecimentos, relacionamentos ou oportunidades. Myrna Lopes sabe bem disso e faz questão de destacar que é preciso emocionar a audiência. Turismóloga e com MBA em Marketing e Publicidade, Myrna é coordenadora de marketing da Fortes Tecnologia, empresa brasileira de desenvolvimento de software. Nesta entrevista para a izigo, a profissional fala um pouco da sua experiência com eventos corporativos.

izigo: Todo o tipo de empresa deveria organizar esses eventos?

Myrna Lopes: Qualquer empresa pode e deve organizar eventos focados nos seus objectivos, venda, relacionamento, apresentação de novos produtos etc. É sem dúvida uma estratégia muito eficiente. Mas é importante saber exactamente o que se quer em cada evento. Eventos corporativos também são para o público interno (colaboradores): convenções de vendas, planeamento estratégico, formações, convenção de franchisados, etc.

izigo: Por que é importante para as empresas organizarem eventos corporativos?

Myrna: Os eventos ajudam as empresas a melhorar as relações com os seus clientes, gerar confiança e credibilidade. Para a marca é importante para gerar reconhecimento, autoridade no segmento e até novas oportunidades de negócios. O evento pode ser feito de acordo com o objectivo da empresa, posicionamento de marca, relacionamento com o cliente, novos negócios, mostrar autoridade em determinado tema, captação de leads, lançamento de produtos ou ainda convenção de vendas.

izigo: A Myrna trabalha com eventos há quase 10 anos. Quais são os maiores desafios no Brasil?

Myrna Lopes: Fornecedores (risos). A depender do sítio onde o evento será realizado, as coisas podem ficar mais desafiadoras. Outro desafio é a confirmação da presença, principalmente se o evento for gratuito. É muito importante fazer diferentes acções de confirmação para garantir a audiência. É importante manter a harmonia entre os custos com o evento e os benefícios que ele trará para a empresa.

izigo: Que habilidades e competências são necessárias para o profissional que decide organizar um evento corporativo?

Myrna Lopes: É fundamental conhecer muitos fornecedores e relacionar-se bem com eles. Outra qualidade importante é a habilidade de negociação. Será sempre preciso negociar. E todas as partes precisam de sentir que ganham. Pensar na audiência e causar uma experiência inesquecível será decisivo. Atenção aos detalhes, eles farão a diferença para um evento de sucesso. Os detalhes vão enriquecer o seu evento.

izigo: Na sua opinião, como produzir um evento corporativo inesquecível?

Myrna Lopes: Pensar sempre no cliente final, no participante do evento e ser criativo. O que se pode fazer para que ele jamais se esqueça deste evento? Emocione as pessoas.

izigo: O formato dos eventos está a mudar? O que o público-alvo espera dos eventos actualmente na sua opinião?

Myrna Lopes: Hoje em dia o número de eventos online aumentou e o "custo x benefício" para as empresas é bem melhor, podemos alcançar o país inteiro com custos bem menores. Os temas e o local devem ser muito atractivos para que as pessoas queiram se deslocar, já que possivelmente encontrarão os mesmos temas em formatos online e, muitas vezes, gratuitos. O público espera ver algo diferente, exclusivo.

izigo: Qual o papel da tecnologia para um evento corporativo de sucesso?

Myrna Lopes: A tecnologia pode ajudar de diversas formas em qualquer tipo de evento, desde a inscrição, com páginas exclusivas e que apresentam um teaser e aplicações de interacção. Podemos entreter as pessoas com jogos interactivos nos intervalos, facilitar a interacção com pessoas de outras cidades ou países, enriquecer a deslocação do participante dentro do evento com audio guides. Pode ajudar as pessoas a assistirem a conteúdos em outras línguas.

Descubra a nossa solução izigo Conference, uma solução que permite colocar questões a partir do telemóvel, de forma totalmente anónima e em tempo real, sem ser necessário instalar qualquer aplicação. Permite também saber se as pessoas gostaram dos oradores, das apresentações e do evento em si. Saiba mais!

Etiquetas

Entrevista

Categoria

Conference

Partilhar Artigo

blog-single-author-image

Escrito por Patrick Sardinha

Formado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tem como grande paixão desenvolver soluções online que facilitem a vida das pessoas no seu dia-a-dia. Quando não está a pensar no seu próximo projecto, dedica o seu tempo à família, a ver programas relacionados com automóveis e desporto, e ao BTT.

WhatsApp