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Factores que influenciam um estudo de mercado

Medir o nível de satisfação dos clientes é uma ferramenta indispensável para o sucesso de um negócio. É de extrema relevância ouvir, responder, analisar e compreender de modo a direccionar a estratégia, as soluções e ganhar vantagem sobre a concorrência.

Embora a realização de um estudo de mercado varie de segmento para segmento e de empresa para empresa, é importante ter em conta 4 factores que promovem o sucesso do seu formulário e facilitam a posterior análise:

  1. A Origem - Numa situação de crítica positiva ou negativa (uma reclamação, por exemplo) não se limite a anotar a crítica, mas desenvolva o discurso de modo a ir de encontro à origem, tanto do positivo como do negativo. Por exemplo: Qual a loja que mais frequenta? Cascais. Porquê? Atendimento. Neste caso, é fundamental compreender que o que leva um cliente à loja de Cascais não é a proximidade ou a facilidade de estacionamento, mas sim o atendimento que a loja proporciona.
  2. Tipo de resposta - Dependendo do tema ou do objectivo pretendido com a pergunta, pode optar por respostas abertas ou fechadas. A pergunta fechada limita as opções do inquirido, mas pode ter um contributo relevante para afinar uma estratégia e as perguntas abertas geram as mais variadas respostas, retirando informação válida e qualitativa.
  3. Momento e Local - O timing é uma questão fundamental no preenchimento de um questionário, podendo ser efectuado após a compra, em loja ou no sossego de casa. É importante ter outros factores em conta quando escolhemos o momento, como por exemplo a pressa dos clientes e, sobretudo, a sua disponibilidade.
  4. Anonimato - Este é um dos factores cruciais do sucesso de um questionário. O pretendido com a realização de estudos são sempre respostas fiéis, verdadeiras e que ajudem à criação de valor para a empresa e para os clientes. É importante referir, no início de um estudo de mercado, que se protege o anonimato da informação a ser recolhida.

O levantamento de opiniões de valor por parte dos clientes é cada vez mais relevante, seja no momento de captação dos mesmos, de fidelização ou na definição de uma estratégia futura.

Para aprofundar os seus conhecimentos, leia os nossos artigos específicos sobre Survey e conheça a nossa solução. Foi desenvolvida especificamente para tornar as suas pesquisas fáceis e eficazes de concretizar, em tempo real e de forma económica.

Etiquetas

Fidelização

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Survey

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Escrito por Patrick Sardinha

Formado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tem como grande paixão desenvolver soluções online que facilitem a vida das pessoas no seu dia-a-dia. Quando não está a pensar no seu próximo projecto, dedica o seu tempo à família, a ver programas relacionados com automóveis e desporto, e ao BTT.

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