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5 erros de um inquérito de satisfação e como evitá-los

O inquérito de satisfação é uma ferramenta muito importante para o crescimento de uma empresa e pode facilmente ser realizado.

Mas há muitos erros comuns que devem de ser evitados, caso contrário, poderá prejudicar a sua imagem e os resultados dos seus inquéritos.

Neste artigo, gostaria de partilhar consigo 5 erros de um inquérito de satisfação:

1. Não ter um objectivo bem definido

Toda e qualquer análise do grau de satisfação dos clientes, deve possuir um objectivo muito bem definido e directo, mas é importante ter em atenção que não se pode querer saber tudo sobre o cliente, os seus desejos e necessidades num único inquérito.

Isso poderá ser feito, realizando vários inquéritos em que cada um deles tem um objectivo muito bem definido.

2. Ser demasiado longo

Tente não ocupar muito o tempo do seu cliente, ele é demasiado precioso.

Os inquéritos longos com muitas perguntas tendem a assustar facilmente os clientes, acabando por ignorá-los, porque a realidade é só uma: ninguém gosta de perder tempo com inquéritos.

3. Questões mal elaboradas

Faça questões claras e directas tentando sempre adaptar a linguagem ao seu cliente e ao seu negócio.

Se o seu público alvo for mais sénior, pode ser mais formal, por exemplo, mas se o seu público forem adolescentes, pode ser mais informal.

4. Análise incorreta dos dados

De nada adianta um inquérito perfeito, se não fizermos a análise correcta dos dados.

Essa análise vai variar de acordo com o objectivo.

É preciso saber que informações procurar e analisar, e com base em que dados e pesquisas.

5. Não aproveitar o inquérito para implementar melhorias na empresa

Use os dados que recolheu para implementar mudanças, sejam elas melhorias nos seus processos, no seu relacionamento com o cliente ou mesmo na formação das suas equipas.

Se ainda tiver dúvidas sobre como tirar o máximo partido da tecnologia para realizar inquéritos de satisfação, deixo o convite para que descobrir a nossa solução izigo Survey.

Categoria

Survey

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Escrito por Patrick Sardinha

Formado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tem como grande paixão desenvolver soluções online que facilitem a vida das pessoas no seu dia-a-dia. Quando não está a pensar no seu próximo projecto, dedica o seu tempo à família, a ver programas relacionados com automóveis e desporto, e ao BTT.

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