5 erros de um inquérito de satisfação e como evitá-los
O inquérito de satisfação é uma ferramenta muito importante para o crescimento de uma empresa e pode facilmente ser realizado.
Mas há muitos erros comuns que devem de ser evitados, caso contrário, poderá prejudicar a sua imagem e os resultados dos seus inquéritos.
Neste artigo, gostaria de partilhar consigo 5 erros de um inquérito de satisfação:
1. Não ter um objectivo bem definido
Toda e qualquer análise do grau de satisfação dos clientes, deve possuir um objectivo muito bem definido e directo, mas é importante ter em atenção que não se pode querer saber tudo sobre o cliente, os seus desejos e necessidades num único inquérito.
Isso poderá ser feito, realizando vários inquéritos em que cada um deles tem um objectivo muito bem definido.
2. Ser demasiado longo
Tente não ocupar muito o tempo do seu cliente, ele é demasiado precioso.
Os inquéritos longos com muitas perguntas tendem a assustar facilmente os clientes, acabando por ignorá-los, porque a realidade é só uma: ninguém gosta de perder tempo com inquéritos.
3. Questões mal elaboradas
Faça questões claras e directas tentando sempre adaptar a linguagem ao seu cliente e ao seu negócio.
Se o seu público alvo for mais sénior, pode ser mais formal, por exemplo, mas se o seu público forem adolescentes, pode ser mais informal.
4. Análise incorreta dos dados
De nada adianta um inquérito perfeito, se não fizermos a análise correcta dos dados.
Essa análise vai variar de acordo com o objectivo.
É preciso saber que informações procurar e analisar, e com base em que dados e pesquisas.
5. Não aproveitar o inquérito para implementar melhorias na empresa
Use os dados que recolheu para implementar mudanças, sejam elas melhorias nos seus processos, no seu relacionamento com o cliente ou mesmo na formação das suas equipas.
Se ainda tiver dúvidas sobre como tirar o máximo partido da tecnologia para realizar inquéritos de satisfação, deixo o convite para que descobrir a nossa solução izigo Survey.