Tudo sobre Eventos Online na nossa Newsletter semanal!

Blog Eventos Online 7 dicas para parar de fazer eventos online aborrecidos

7 dicas para parar de fazer eventos online aborrecidos

Se organiza ou já organizou um evento online, em algum momento uma palestra terá deixado um ou mais participantes com pouca vontade de assistir até ao fim, e o que acontece nessa altura? Fecham a janela do Browser pois claro.

Num evento presencial talvez não seja tão fácil assim abandonar a sala quando a apresentação que está a decorrer se torna desinteressante, daí por vezes vermos tantos telemóveis ligados no escuro.

Num evento online, cada participante está a um clique de distância de abandonar o mesmo, e isso deve-se muitas vezes a vários factores e neste artigo, gostaria de partilhar 7 dicas para evitar isso.

1. Escolha o orador certo e não o orador mais famoso

Quantas vezes já assistimos a oradores que não estavam preparados para a sua apresentação, e sendo isso tão notório, cria uma desconexão total com o público que está a assistir.

Não basta convidar alguém que esteja de alguma forma relacionado com o tema do seu evento para ser orador, é preciso fazer uma escolha muito cuidada de pessoas que estejam perfeitamente enquadradas com os objectivos do seu evento, caso contrário, ele não irá conseguir entregar o valor acrescentado que prometeu aos seus participantes na fase de pré-evento.

Quero realizar um evento de sucesso!

2. O conteúdo deve ser relevante

O melhor orador do mundo, nem sempre consegue entregar o melhor conteúdo se não estiver a falar com a audiência enquadrada com a sua apresentação.

É crucial que cada orador conheça muito bem o perfil dos participantes e os objectivos do evento, para ser capaz de ir ao encontro das expectativas criadas.

Para o ajudar, pode por exemplo perguntar aos participantes no formulário de inscrição quais são as suas expectativas, que perguntas à qual pretende encontrar uma resposta, ou ainda, o que espera levar com ele do evento.

3. A agenda deve ser cumprida ao minuto

Enquanto num evento presencial eu posso estar a meter a conversa em dia com alguém que já não via há muito tempo, ou tomar simplesmente o meu cafezinho, num evento online eu vou estar sentado em frente ao meu computador à espera que a próxima sessão comece.

A pontualidade de um evento diz muito sobre a sua organização e a importância que é dada aos participantes que querem tudo menos esperar.

4. O objectivo deve ser claro

Se não souber qual o meu destino, dificilmente irei saber qual o melhor caminho para lá chegar, e num evento online não é em nada diferente.

Tudo começa pelo objectivo do evento, nem mesmo a escolha da plataforma ou dos oradores por exemplo, deve ocorrer primeiro.

Tenha de uma forma clara e objectiva onde pretende chegar com o seu evento online, que resultados almeja e qual o valor que pretende acrescentar aos participantes que justifique a sua participação.

5. As apresentações em Powerpoint devem ser pensadas para o formato online

Se há algo que não conseguimos antecipar num evento online, é o dispositivo a partir do qual cada participante irá assistir.

Será um computador de secretária? Será um portátil? Será um Tablet ou um Smartphone?

Essa incógnita cria um desafio adicional aos oradores: o de terem apresentações pensadas para todos esses dispositivos, mas será que isso é possível?

Possível é, basta reduzir a quantidade de texto, aumentar o tamanho da fonte e o número de grafismos para que a experiência seja totalmente diferente, porque se um participante não conseguir ler o conteúdo do slide, não vai com certeza ser capaz de complementar tudo aquilo que o orador está a dizer.

6. A comunicação entre oradores e participantes deve ser bidirecional

A razão de existir de qualquer evento online é sem dúvida o participante, é por isso crucial fazê-lo sentir-se parte da experiência.

Envolvê-lo em cada momento do evento como convidá-lo a colocar uma questão com a câmara ligada ou por escrito (Q&A), participar de uma sessão de networking com o seu orador favorito, divertir-se num Quiz ou responder a um pequeno inquérito, transformam um simples evento numa experiência única.

7. Crie pequenas sessões de Networking

Todos nós temos saudades dos eventos presenciais em grande parte devido ao facto de online o networking ser mais difícil de acontecer.

Não quer isso dizer que online não seja possível recriar esses momentos, mas é algo que não acontece tão naturalmente como num evento presencial.

Felizmente as plataformas de eventos online hoje em dia permitem recriar essas experiências de uma forma muito próxima da realidade presencial, mas é preciso planear muito bem cada momento.

A quantidade de eventos online que aconteceram e acontecem devido à pandemia, faz elevar o grau de exigência dos participantes, sendo por isso determinante a criação de experiências que os façam escolher o seu evento e não outro.


Quando estiver a planear o seu próximo evento online, fale comigo, o meu nome é Patrick Sardinha, terei todo o gosto em analisar consigo a melhor forma de criar uma experiência única para os seus particiapntes, ou então, consulte a nossa página dedicada à organização de eventos online em: izigo.pt/eventos-online

Categoria

Eventos Online

Partilhar Artigo

blog-single-author-image

Escrito por Patrick Sardinha

Formado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tem como grande paixão desenvolver soluções online que facilitem a vida das pessoas no seu dia-a-dia. Quando não está a pensar no seu próximo projecto, dedica o seu tempo à família, a ver programas relacionados com automóveis e desporto, e ao BTT.

WhatsApp