Tudo sobre Eventos Online na nossa Newsletter semanal!

Blog Eventos Online 7 dicas imperdíveis para o dia da Live Streaming

7 dicas imperdíveis para o dia da Live Streaming

Todo o esforço para realizar a sua Live Streaming não pode ser deitado fora no dia do evento. É muito comum as empresas e os profissionais capricharem no pré-evento e no dia perderem excelentes oportunidades de negócio.

Neste artigo gostaria de partilhar consigo 7 dicas para o dia do seu evento.

1. Envie lembretes por e-mail para a sua audiência

Com a quantidade de emails que recebemos hoje em dia e a frequência de eventos online a acontecerem devido a esta nova realidade que atravessamos, é fundamental conseguirmos criar um elemento diferenciador, algo que nos distinga de todos os outros e que capte a atenção de quem recebe o email.

Construa um email que:

  • Tenha um design simples, mas muito apelativo e que respeite a imagem da sua marca
  • Comece por apresentar os benefícios que trará a sua Live Streaming tentando responder à pergunta: Afinal, porque é que devo assistir?
  • Relembre as questões mais importantes como hora, local (link de acesso) e recomendações técnicas para poder disfrutar da melhor experiência possível como a qualidade da ligação à Internet, altifalantes ou auscultadores

E nunca se esqueça de enviá-los o mais próximo possível da hora de começo, a minha sugestão é enviar um primeiro 1h antes e um segundo 15 minutos antes.

2. Partilhe o seu evento online nas redes sociais

Embora o alcance orgânico de algumas redes sociais seja cada vez menor, as comunidades em redor das marcas e profissionais, quando muito activas, conseguem excelentes resultados.

Isso faz com que sejam um óptimo veículo de comunicação para a sua Live Streaming, nomeadamente:

  • Através da criação de expectativas
  • Usando os recursos do Facebook e do Instagram como os stories e os reels
  • Fazendo uma contagem decrescente até ao dia do seu evento online
  • Convidando os oradores/convidados a fazerem o mesmo, criando assim o conhecido marketing de influência, permitindo-o alcançar novas comunidades

3. Crie um momento "Instagramável"

Crie momentos para que as pessoas tirem fotos ou partilhem prints (imagem do ecrã) e publiquem no Instagram associando as mesmas com uma hashtag da sua Live Streaming.

No final, poderá por exemplo construir uma Social Wall e partilhá-la com todos os participantes.

Essas imagens irão dar maior visibilidade ao evento, alcançando assim novos públicos que até à data podiam não conhecer a sua marca ou o seu produto/serviço.

4. Interaja com a audiência

O facto de não estar presencialmente com o seu público, não significa que não possa interagir com ele, bem pelo contrário, pode por exemplo:

  • Perguntar de onde é que está a assistir à Live Streaming
  • Como é que tiveram conhecimento do evento
  • O que esperam levar da partilha
  • Questões pontuais de sim/não para perceber se é um público activo ou não

Faça sempre comentários simpáticos, e aproveite para falar um pouco sobre o seu dia, por exemplo, sobre a preparação do evento e a sua expectativa.

5. Surpreender é sempre importante

Muitos já acham que um evento online vai ser aborrecido porque grande parte daqueles a que já assistiram, o foram, e isso não deixa memórias nem motivos para partilhá-los com outras pessoas.

Mas se acontecer algo de inesperado, algo que raramente acontece numa Live Streaming, aí sim, como por exemplo:

  • Um convidado especial não anunciado
  • Uma participação especial
  • Um sorteio
  • Um brinde especial para os participantes

Há inúmeras maneiras criativas de surpreender e encantar a sua audiência, por isso não tenha receio de fazer algo que mais ninguém fez, senão isso só vai fazer do seu evento online apenas mais um.

6. O que vai acontecer hoje?

Todos nós gostamos de saber aquilo que nos espera quando vamos a algum lado pela primeira vez, e num evento online, não é muito diferente.

Explique exactamente o que vai acontecer durante a sua transmissão em directo, isso deixa as pessoas mais seguras e mais confortáveis, omitindo as surpresas que falamos na dica anterior, claro :)

Isso também demonstra profissionalismo e respeito pela audiência.

7. Teste sempre!

Eu costumo dizer que num evento online estamos sempre “presos por um fio” dada a dependência que temos de uma boa ligação à Internet, mas nada nos impede de ter um plano B e até um plano C.

É por isso crucial garantir que sejam feitos todos os testes necessários para que nada aconteça, e estar preparado para qualquer imprevisto.

Tenho assistido a situações em directo que seriam perfeitamente evitáveis se tivesse existido pelo menos um plano B.


Mas se não quiser preocupar-se com planos e focar-se apenas na experiência e no conteúdo, pode falar comigo, o meu nome é Patrick Sardinha, ou então pode consultar a nossa página para descobrir como é que o podemos ajudar a organizar a sua Live Streaming.

Etiquetas

Categoria

Eventos Online

Partilhar Artigo

blog-single-author-image

Escrito por Patrick Sardinha

Formado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tem como grande paixão desenvolver soluções online que facilitem a vida das pessoas no seu dia-a-dia. Quando não está a pensar no seu próximo projecto, dedica o seu tempo à família, a ver programas relacionados com automóveis e desporto, e ao BTT.

WhatsApp