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A importância do CRM como forma de reforçar a relação com os clientes

Uma estratégia de gestão de CRM bem estruturada poderá trazer grandes benefícios para qualquer negócio a nível económico e financeiro. O marketing centra-se no cliente, mas os clientes são diferentes!

Mais do que uma estratégia centrada nos clientes é importante ter uma estratégia centrada em cada um dos seus clientes. É necessário conhecer o perfil dos seus clientes, o que precisam, onde se enquadram, quais os seus temas de interesse. Este estudo profundo marcará a diferença na proatividade do seu negócio, podendo antecipar os desejos dos seus clientes, personalizar a sua comunicação e responder de forma correta e concreta às suas necessidades.

Mais informação, mais qualidade, melhor relação!

Um sistema de CRM facilita o entendimento do customer journey, desempenhando um papel central em qualquer estratégia de marketing. Os dados recolhidos por parte da empresa são informação de alto valor na abordagem ao cliente e na definição de um plano a seguir.

A implementação de um sistema de CRM tem inúmeras vantagens, como sejam:

  • Obtenção de perfis: nada é mais útil do que sabermos quem são os clientes. Os perfis permitem recolher dados sobre género, idade, geografia e, ainda, gostos, necessidades e desejos.
  • Qualidade dos Contactos: A aquisição de contactos (por exemplo, o email) do seu cliente pode trazer-lhe novos eixos de comunicação (neste caso, o email marketing) abrindo portas a mais divulgação e a uma relação mais próxima.
  • Aumento da Taxa de fidelização: Clientes mais satisfeitos são clientes mais duradouros. A personalização é um dos factores que mais contribui para a fidelização dos clientes e os sistemas de CRM permitem um foco da comunicação direcionado para o perfil de cliente.
  • Vantagem competitiva: Se oferecer um serviço direcionado especificamente para o seu cliente e lhe providenciar com todas as informações e campanhas/promoções que o mesmo procura, certamente que este irá dar menos atenção à concorrência e valorizar a sua oferta.
  • Acompanhamento do mercado: Uma análise pontual ao perfil dos consumidores irá trazer dados imprescindíveis na definição de uma estratégia adequada que visa o desenvolvimento da empresa na direção da satisfação do cliente.

A utilização deste tipo de serviço é uma mais valia e é possível integrá-lo no seu site de forma simples.

Para aprofundar os seus conhecimentos, leia os nossos artigos específicos sobre CRM e conheça a nossa solução.

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CRM

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Escrito por Patrick Sardinha

Formado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tem como grande paixão desenvolver soluções online que facilitem a vida das pessoas no seu dia-a-dia. Quando não está a pensar no seu próximo projecto, dedica o seu tempo à família, a ver programas relacionados com automóveis e desporto, e ao BTT.

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