Tudo sobre Eventos Online na nossa Newsletter semanal!

Blog Conference Como aumentar a interação num evento online

Como aumentar a interação num evento online

A nova realidade dos eventos online que para muitos se apresenta como um novo desafio, é ele também um futuro repleto de novas oportunidades.

Muitas empresas ainda estão numa fase de indecisão em aceitar ou não os eventos online como uma nova forma de comunicar, mas a verdade é que ainda não sabemos quando é que a covid-19 nos irá permitir um regresso à normalidade no que diz respeito aos eventos presenciais.

Cabe-nos a nós, empresas, perceber rapidamente todas as capacidades que a tecnologia tem ao seu dispor, e tirar o máximo partido dela o quanto antes, caso contrário, corremos o risco de sermos ultrapassados pela nossa concorrência.

À semelhança dos eventos presenciais, os eventos online dispõem de um alargado conjunto de oportuni-dades para aumentar a interação com a sua audiência, e neste artigo, gostaria de partilhar 6 formas de au-mentar a interacção com os participantes do seu evento online repartidos em 3 momentos bem distintos: pré-evento, dia do evento e pós-evento:

Pré-evento

1. Envolva os participantes antes do evento acontecer

Um evento pode começar antes da data marcada, não só através das habituais campanhas de divulgação, mas igualmente com a produção de conteúdos relacionados com os principais temas do seu evento.

Mas não basta partilhar essa informação de forma unidireccional, é fundamental responder prontamente a toda e qualquer interacção que se crie a partir daí.

Só assim iremos conseguir alargar a nossa audiência e potencial número de participantes se nos mostrar-mos genuinamente interessados pela opinião de quem acompanha as nossas partilhas.

2. Convide os oradores a participar na divulgação

Um dos elementos chave para o sucesso de qualquer evento, passa sempre pela escolha dos oradores, e envolvê-los num momento anterior ao dia do evento, irá ajudar quem não tenha tido a oportunidade de assistir a nenhuma apresentação de ficar a conhecê-los melhor.

Promover a interactividade entre oradores e participantes, permite criar um contexto de conteúdos e ex-pectativas muito mais preciso para quem decida assistir ao evento.

Dia do evento

3. Networking

Uma das principais vantagens dos eventos presenciais, é sem dúvida a possibilidade de fazer networking, e os eventos online não são excepção.

Criar um momento anterior ao início da primeira sessão por exemplo, como acontece nos eventos presenci-ais, irá permitir aos participantes assistir às palestras com muito mais atenção, evitando a necessidade de fazer esse networking no decorrer das apresentações.

4. Use recursos interactivos

Os eventos online, muitas vezes integrados em plataformas desenhadas especificamente para isso, apre-sentam um alargado conjunto de ferramentas focadas em criar momentos de interacção entre os partici-pantes.

Inquéritos em tempo real, chat, Q&A (perguntas e respostas) são recursos geralmente disponíveis durante um evento online e que permite aumentar de forma substancial a interacção e melhorar a experiência do evento.

Não só ajudam a criar uma relação de maior proximidade entre o público e os oradores, como permitem a recolha de informação para a produção de conteúdos pós-evento.

Pós-evento

5. Partilha de conteúdo

Muitos acreditam que o término de um evento determina o fim da ligação entre organizadores e participan-tes, mas isso não é verdade.

O momento pós-evento marca o início de um novo desafio que é manter a ligação entre eles até o início do próximo evento e o elemento chave para isso é o recurso a todo o conteúdo gerado durante o evento, quer seja através dos Q&A, questionários ou testemunhos.

A comunidade em redor do seu evento e da sua marca precisa de se manter activa e sentir-se envolvida, caso contrário, poderá não mostrar interesse em participar num próximo evento seu.

6. Inquérito de satisfação

Um dos bens mais preciosos de qualquer evento, é o grau de satisfação dos participantes. Saber ao detalhe qual foi a sua opinião relativamente a cada aspecto do evento é um factor de decisão chave para tudo aqui-lo que vier a seguir.

Se não tiver essa informação, como é que vai conseguir analisar e tomar uma decisão relativamente aos aspectos que tiveram sucesso e todos aqueles em que ainda pode e deve melhorar?

A recolha e posterior partilha dessa informação junto de quem esteve presente, e também, de quem estava na dúvida em participar e acabou por não assistir, será determinante para converter os indecisos, manter os actuais e aumentar dessa forma a dimensão da sua comunidade em redor da sua marca.


Se estiver a pensar em organizar um evento online, fale comigo, o meu nome é Patrick Sardinha, ou então visite a nossa página em izigo.pt/eventos-online

Etiquetas

Evento Online

Categoria

Conference

Partilhar Artigo

blog-single-author-image

Escrito por Patrick Sardinha

Formado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tem como grande paixão desenvolver soluções online que facilitem a vida das pessoas no seu dia-a-dia. Quando não está a pensar no seu próximo projecto, dedica o seu tempo à família, a ver programas relacionados com automóveis e desporto, e ao BTT.

WhatsApp