Blog Conference 5 sugestões para escolher um orador do seu evento online, presencial ou híbrido

post-image

5 sugestões para escolher um orador do seu evento online, presencial ou híbrido

Nem todos os oradores têm o perfil ideal para o seu evento, quer seja um evento presencial, um evento online ou ainda um evento híbrido, todos nós já assistimos a isso em algum momento.

E muitas vezes, os oradores são escolhidos com base num perfil, que mais tarde acaba por revelar algumas dificuldades em acrescentar valor ao evento.

Isso pode não só prejudicar os resultados do seu evento, como prejudicar os objectivos e a imagem da sua empresa.

Neste artigo, eu gostaria de partilhar consigo 5 sugestões para a escolha de um orador:

1. O orador tem de estar alinhado com o perfil do seu público

Se tem um público-alvo mais sénior e mais sério, o orador poderá ter um determinado perfil, que poderá ser diferente, se o público-alvo for mais jovem por exemplo.

O mais importante, é que a sua audiência consiga criar uma ligação com os oradores do seu evento, isso é fundamental que aconteça para garantir o seu sucesso.

2. Dê prioridade a oradores originais, criativos e que sejam bons comunicadores

Todos nós já estamos um pouco cansados de ver alguns oradores dizerem sempre a mesma coisa em diferentes eventos, independentemente do tema.

No entanto, só irá conseguir diferenciar o seu evento, se tiver oradores que consigam ser diferentes, criativos e originais.

A ligação que eles conseguirem criar com o seu público, irá revelar-se não só pelo feedback positivo que irá receber o seu evento, assim como uma sessão de perguntas e respostas repleta de questões por parte da audiência.

3. Tem de ter alguma autoridade sobre os temas que vai apresentar

É fundamental saber se o tema proposto para o orador é do seu interesse e do seu conhecimento, para não cansar a audiência e não expor o orador.

4. Seja capaz de envolver toda a sua comunidade

Quando é feito o convite a um orador para ele participar num evento, toda a comunidade que gira à sua volta terá com certeza interesse em assistir à sua apresentação.

É por isso muito importante, no momento do convite, tentar garantir que seja o próprio orador a convidar a sua audiência, a assistir ao seu evento.

Isso irá não só aumentar o número de pessoas que poderão vir a assistir, como dar a descobrir a sua marca a uma comunidade que até então, podia desconhecê-la.

5. Que se mostre disponível para interagir com o seu público

Um dos momentos que pode definir a qualidade de um evento online, um evento presencial ou um evento híbrido, é a capacidade que os oradores revelem em interagir com o público que esteja a assistir.

A disponibilidade demonstrada por um orador em responder a todas as perguntas que sejam colocadas pela audiência, durante o evento, e no período do pós-evento, é uma mais valia preciosa para aumentar os índices de satisfação.


Lembre-se sempre que o seu papel, como organizador de um evento, é conseguir planear e entregar o melhor conteúdo e a melhor experiência possível à sua audiência, e isso, passa necessariamente, pela escolha dos oradores.

Etiquetas

Evento Online

Categoria

Conference

Partilhar Artigo

blog-single-author-image

Escrito por Patrick Sardinha

Formado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tem como grande paixão desenvolver soluções online que facilitem a vida das pessoas no seu dia-a-dia. Quando não está a pensar no seu próximo projecto, dedica o seu tempo à família, a ver programas relacionados com automóveis e desporto, e ao BTT.

WhatsApp