Blog Conference 5 experiências diferenciadoras para os participantes num evento <i>online</i>.

post-image

5 experiências diferenciadoras para os participantes num evento online.

Com o crescimento do número de eventos online que se tem verificado ultimamente, e dada a grande probabilidade desse número continuar a aumentar nos próximos tempos, o elemento diferenciador ganha cada vez mais relevância.

Perante o elevado número de eventos a acontecerem, temos de ser capazes de criar novas experiências se nos quisermos manter relevantes no nosso sector de actividade, porque só assim será possível alcançar o sucesso.

Se não nos conseguirmos diferenciar, não iremos atrair novos públicos aos nossos eventos, correndo o risco de sermos apenas mais um numa imensidão de outros eventos a acontecerem.

Mas existem diversas formas de criar elementos diferenciadores, e neste artigo, gostaria de partilhar consigo 5 experiências diferenciadoras:

1. Convidado surpresa

O factor surpresa gera sempre um estado de bem-estar em qualquer evento, ajuda a manter um clima positivo entre os participantes, deixando-os entretidos de várias formas.

Pode por exemplo ter um convidado surpresa que só é revelado no dia do evento, embora a divulgação da sua participação tenha sido feita de forma a revelar o suficiente para levar as pessoas a marcarem a sua presença – pode ser um influenciador, um artista ou especialista no seu sector de actividade.

2. Faça um sorteio

Todos adoram a possibilidade de ganhar um prémio ao participarem num sorteio, isso faz com que se sintam ainda mais envolvidos em toda a experiência e ajuda a criar um momento de descontração mesmo online.

Os prémios podem ser digitais tais como um eBook ou uma subscrição online de um serviço por exemplo, gerando excelentes oportunidades para associar o seu evento a marcas de prestígio.

3. Desafie os participantes com um quiz

Não são só os sorteios que permitem envolver a audiência de uma forma activa, os quizzes são igualmente uma excelente oportunidade de criar interactividade entre o tema do seu evento e os participantes.

Pode por exemplo criar um quiz envolto em vários aspectos que obrigam aos participantes a estarem atentos desde o primeiro instante, lançando esse desafio logo na abertura do evento – "hoje vamos ter um desafio onde iremos testar a sua memória fotográfica, pelo que estejam muito atentos a todos os pormenores que iremos ter até lá".

4. Crie um espaço virtual "Instagramável"

Temos visto em muitos eventos online, várias formas de ocultar todo o cenário que está por detrás de nós com uma imagem ou até uma animação gráfica.

E porque não criar um filtro especial para o seu evento e convidar as pessoas partilhá-lo nas suas redes sociais?

Muitos adoram fazê-lo e isso só irá trazer ainda mais visibilidade ao seu evento, não esquecendo claro, de criar uma #hastag que lhe permita acompanhar todas essas partilhas.

5. Surpreenda com o tema para o seu evento

Muitas vezes tomamos a decisão de assistir ou não a um evento simplesmente pelo tema que apresenta, mas porque não surpreender a sua audiência com uma temática completamente diferente?

Escolher um tema relacionado com um filme ou um desporto por exemplo, iria definitivamente criar um elemento diferenciador. Neste caso, a escolha das sessões podiam ser os títulos de filmes famosos, ou um ambiente virtual com a um actor ou atriz famosa.

Captar e reter a atenção dos participantes nos eventos online, é um novo desafio que todos os organizadores de eventos têm nesta nova realidade, mas é fundamental introduzir elementos que consigam garantir uma experiência diferenciadora, caso contrário, corremos o risco de não conseguir a tão desejada audiência participativa, entusiástica e embaixadora do seu evento nas suas redes sociais.

Tenho assistido a muitos eventos online e vejo que ainda há um longo caminho a percorrer, mas numa nova realidade, isso também significa que existem novas oportunidades que se muito bem exploradas, rapidamente poderão tornar os seus organizadores como referências nos seus respectivos sectores de actividade.

Etiquetas

Evento Online

Categoria

Conference

Partilhar Artigo

blog-single-author-image

Escrito por Patrick Sardinha

Formado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tem como grande paixão desenvolver soluções online que facilitem a vida das pessoas no seu dia-a-dia. Quando não está a pensar no seu próximo projecto, dedica o seu tempo à família, a ver programas relacionados com automóveis e desporto, e ao BTT.

WhatsApp